Reggio Emila
- Além do Brincar
- 22 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Localizada no norte da Itália se encontra a cidade de Reggio Emilia. Após a Europa ficar devastada pela segunda guerra mundial, algumas pessoas se reuniram com o intuito de reconstruir a sua cidade. Mas a maior preocupação era dos adultos em estabelecer uma condição de vida melhor para a crianças então foi decidido que iriam iniciar a construção de uma escola para as crianças pequenas, sendo assim foi necessário a venda de veículos e animais deixados ali pelos alemães. No início a reconstrução teve a ajuda de toda a comunidade, mas o auxílio dos pais se destacou pelo desejo de possibilitar uma vida melhor para seus filhos afim de construir um mundo melhor tendo como princípio base a educação.
Encontrei mulheres empenhadas em recolher e lavar pedaços de tijolos. As pessoas haviam-se reunido e decidido que o dinheiro para começar a construção viria da venda de um tanque abandonado de guerra, uns poucos caminhões e alguns cavalos deixados para trás pelos alemães em retirada. (MALAGUZZI, 1999, p.59)
Com o auxílio de pais e do Comité Français de la Libération Nationale (Comitê Francês de Libertação Nacional) novas escolas foram construídas, com todo esse processo o maior ensinamento que os pais puderam dar a seus filhos que com a base na coletividade e união toda forma de (re)construção é possível conquistar seus objetivos. Mas o que a torna uma cidade com escolas inovadoras é a importância da participação dos pais, filhos e professores em todos eventos com a finalidade de integrar e estar no coletivo, pois a partir dessas duas ações que se constituiu o lar desses indivíduos.
Sua forma de educação se destaca pois acredita que a criança têm potencial, habilidades e curiosidade fazendo assim com que a aprendizagens construídas se encaixem nas suas relações com o mundo. Fazendo com que o educador apenas o oriente e o guie para cultivar seus desenvolvimentos, sejam eles intelectual, emocional, social ou moral.
Comentarios